segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Marina Silva visita sertão nordestino

Em evento em Juazeiro Marina reafirma a pré-candidatura, lança Edson Duarte ao senado e reforça a tese de candidatura própria ao governo estadual.

Faixas, bandeiras e uma multidão aguardavam a chegada da Senadora Marina Silva (PV AC) no aeroporto de Petrolina no último sábado (6). Já eram quase meia-noite, mas militantes, simpatizantes e admiradores da Senadora não desistiam de esperá-la. Assim que chegou foi ovacionada e recepcionada com muita emoção. Lá estavam verdes de toda a Bahia. De Itabuna à Juazeiro. De Salvador à Irecê. Todos viajaram horas para estar ali com a “mantenedora de utopias”. Seguiram em uma grande comitiva para que a Senadora pudesse descansar no hotel para os compromissos do dia seguinte.

CIDADÃ JUAZEIRENSE
Os compromissos foram muitos. Começaram com o recebimento do título de Cidadã Juazeirense no Plenário da Câmara Municipal completamente lotada. A iniciativa foi do vereador do Partido Verde de Juazeiro José Carlos Medeiros. Para Medeiros “Marina representa a esperança do povo. Uma mulher simples e aparentemente frágil, mas que traz em si a força do povo brasileiro”.

Além do Presidente Estadual Ivanilson Gomes e dos três Deputados Federais verdes baianos, Edson Duarte (filho de Juazeiro), Edigar Mão Branca e Luiz Bassuma, a Vereadora Neguinha da Santa Casa(PV), o Secretário de Meio Ambiente Juliano Matos, a cantora Carla Visi e membros das direções municipais, prefeitos, vereadores e secretários estavam ainda muitos dirigentes nacionais do partido, entre eles Fernando Guida (Coordenador Nacional do PV BA, MG, ES e RJ), Marcelo Silva (Presidente do PV do Ceará e Membro da Direção Nacional), Sergio Xavier (Presidente do PV do Pernambuco e Membro da Direção Nacional), Tereza Britto (Vereadora em Teresina, Presidente do PV do Piauí e Membros da Direção Nacional), Daniel Coelho (vereador Verde de Recife) além do Deputado do PSB Pernambucano Gonzaga Patriota e diversos Vereadores e Vereadoras de Juazeiro.

Marina revelou, ao conhecer a vereadora Neguinha da Santa Casa que também já teve esse apelido. “Foi quando eu era da CUT no Acre e alguns companheiros não queriam que eu fosse a uma reunião com trabalhadores, por eu defender a agenda ambiental, e eles achavam que era coisa de Norte-Americano. Deram-me a missão, na visão deles uma humilhação, de pedir osso na feira pra fazer uma sopa aos trabalhadores que viriam de longe. Eu já professora universitária. Lá fui eu. Conseguimos então arrecadar não ossos, mas carne, macaxeira, cenoura, batatas. Fizemos a sopa e eu ganhei o apelido de Neguinha da Sopa dos companheiros.” Após ser aplaudida de pé pelos presentes Marina seguiu para o último dos cinco Encontros Regionais que o PV Bahia realizou no segundo semestre e que vem discutindo o Projeto Verde para 2010 no estado.



ENCONTRO REGIONAL
Seguiram então todos para a abertura do Encontro Regional do PV Bahia em Juazeiro, o último antes do grande Encontro Estadual em Salvador no dia 12 de Dezembro. Ivanilson Gomes, Presidente do PV na Bahia, abriu o Encontro convocando a militância à ocupar todos os espaços com a campanha verde e deu ênfase ao projeto majoritário do Partido Verde na Bahia. “É chegada a hora amigos. Não podemos mais esperar para iniciarmos a caminhada do nosso projeto. Centralizar a agenda ambiental. Por isso precisamos lançar esse verde que dedicou sua vida ao nosso Partido ao Senado. Que correu esse estado inteiro com vontade e determinação.. Edson Duarte será o próximo Senador da Bahia!”.

Após saudações dos membros da Mesa, Deputados, Vereadores e uma musica entoada pela cantora Verde Carla Visi e a pequena Glenda, Edson Duarte fez sua fala.

Para o Deputado, que é líder do PV na Câmara Federal, Marina representa a grande utopia brasileira. “Eu já estava me organizando para sair da vida públicas. Organizando gavetas e a vida pessoal. De repente vislumbra-se essa mulher forte trazendo de volta todos os nossos sonhos. Tenho andado e conversado novamente com as pessoas e de uma coisa tenho a certeza: Marina Silva será a próxima Presidente da República!”

Após a fala de Edson Duarte, Marina Silva abriu oficialmente o Encontro regional do PV Bahia em Juazeiro. “Aceitei o convite do PV, um gesto de ousadia, e sou pré-candidata. O PV me deu a oportunidade de ser uma mantenedora de utopias.” Em seguida falou do projeto para a Bahia, “Nos estados precisamos fazer reverberar nossas idéias e aqui na Bahia precisamos eleger Edson Duarte Senador e termos uma candidatura ao Governo do Estado”.

Houve ainda uma manifestação da Nação indígena TUXÁ que pediu aos Parlamentares Federais mais apoio pois os povos indígenas tem sido deixados à margem da sociedade.


Juventude
Marina ficou encantada com a presença de jovens no auditório, completamente lotado. “A presença de jovens na política pode ser considerada o que eu chamaria de ‘esperançometro’. O jovem não se envolve em projeto de poder simplesmente. Ele se envolve quando acredita que pode contribuir com mudanças na forma de ser do mundo. Quando não está satisfeito com as coisas. E aqui vejo muitos jovens. São vocês que mudarão os destinos do Brasil”.

PETROLINA
Após encerramento da fala Marina seguiu para compromissos em Petrolina e depois voou para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário