domingo, 29 de novembro de 2009

Oswaldo Braga entrevista Ivanilson


Ivanilson Gomes, 43 anos, começou sua militância política já na Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Ciências Sociais, no início da década de 90.
Foi Coordenador-Geral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, membro do Conselho Universitário, Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA e Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

No Partido Verde, após anos de intensa militância pelo interior da Bahia, integra o Conselho e a Direção Executiva Nacional do PV, Além do Conselho Curador da Fundação Verde Herbert Daniel. Atualmente, é o presidente do Partido Verde na Bahia.

Jornal do PV – O PV Bahia está assumindo uma posição mais rigorosa para incentivar candidaturas dentro do partido?

Ivanilson Gomes – Na última reunião da Executiva Nacional, nós definimos que não aceitaremos que nenhum vereador, prefeito ou vice-prefeito vote fora do partido. Senão ele terá que arcar com todas as consequências, inclusive a perda do mandato. A Executiva Nacional afirmou que não terá nenhuma dificuldade em gastar até o último centavo para cassar os mandatos dos infiéis. Esta é uma nova estratégia do PV para que os que estiverem cumprindo mandato aproximem-se do partido e sugiram candidaturas dentro do PV nas Eleições de 2010. Fora do partido, não haverá nenhuma possibilidade, nem tolerância.

JP – Esta decisão reflete as eleições de 2008?

IG – Se o PV eleger algumas dezenas de vereadores e estes decidirem apoiar candidatos de diversos partidos, são estes outros partidos que sairão fortalecidos, e não o PV. Nas últimas eleições, nós tivemos algumas dificuldades com relação à ajuda dos municípios, além de uma disputa interna muito acirrada. Uma situação que eu tenho tentado normalizar após ter tomado posse. Se conseguirmos dar um grande passo agora em 2010, eu tenho certeza que diversos mandatos serão fortalecidos.

JP – E com relação ao cumprimento do estatuto do partido, quais medidas serão tomadas?
IG – Os municípios que não estão adimplentes com o partido, ou seja, que não estão em dias com as suas mensalidades, terão que arcar com as consequências. O não pagamento das mensalidades implica no débito. Nós já cancelamos 91 comissões provisórias na Bahia e continuaremos com este princípio, seguindo o estatuto do partido e uma orientação da Executiva Nacional.

JP – O que representam essas medidas?
IG – Essas atitudes que estão sendo tomadas não significam uma questão punitiva, mas sim medidas para ajustar o partido porque nós entedemos que um partido só pode crescer se todos estiverem juntos com os mesmos objetivos. Se algum parlamentar, filiado ou dirigente do partido não se sentir confortável em apoiar as candidaturas do partido, deve-se observar os prazos para que essas pessoas se desvinculem do partido e fiquem à vontade para apoiar quem quiserem. O objetivo é buscar uma unidade. Nós não acreditamos que nenhum partido cresça sem união e foco no crescimento.

Jornal do PV – É com união que o PV vai crescer?
Ivanilson Gomes – Nas eleições de 2008, nós fomos um dos partidos que mais cresceu. Este é resultado do esforço coletivo do partido, da Direção Nacional, das direções estaduais e municipais. E nós precisamos continuar crescendo. Estamos aqui para sermos parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário