quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Câmara aprova projeto de Mudanças Climáticas



Depois de intensa articulação e empenho do Partido Verde, a Câmara dos Deputados finalmente aprovou, nesta terça-feira, 27, o Projeto de Lei 18/07, do deputado Sarney Filho (PV-MA), que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Os objetivos da proposta são reduzir as emissões de gases e implementar medidas de adaptação às mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global. O projeto ainda deve ser votado pelo Senado.
A atuação do PV foi fundamental para garantir a aprovação da proposta. Durante a sessão, o líder do partido, deputado Edson Duarte (BA), denunciou em Plenário novas tentativas de inverter a ordem da pauta, deixando a proposta para o final e priorizando outras matérias. A medida poderia adiar novamente a votação. "Querem segurar, não há interesse em votar essa matéria ambiental", denunciou.
"Tudo vai ser mais importante, e só votaremos matéria ambiental no dia em que esgotarmos a pauta do Congresso Nacional. No dia em que não tivermos mais nada para votar, aí, entra matéria ambiental. A responsabilidade não é só do Partido Verde, mas de toda esta Casa, especialmente dos Líderes do Governo, do Partido dos Trabalhadores, que tem o presidente da República. Estamos às vésperas de uma conferência e até agora o governo não se posicionou de forma clara", cobrou Edson Duarte, "A política de mudanças climáticas é urgente, o momento é este, e o Brasil e esta Casa estão devendo isso".
Para o deputado Sarney Filho, o texto aprovado não é a proposta "dos sonhos e vai exigir ainda aperfeiçoamentos", mas representa um grande passo na defesa do meio ambiente ao traçar metas para diminuir as emissões dos gases que causam o efeito estufa e causam o aquecimento da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário