sábado, 24 de outubro de 2009

PV luta pela aprovação de propostas contra aquecimento global







A questão ambiental, que deveria ser prioridade na Câmara dos Deputados, foi relegada novamente na noite desta quarta-feira, 21. Sob protestos do Partido Verde, o acordo para votar os projetos que propõem medidas para enfrentar o aquecimento global foi quebrado e as propostas retiradas da pauta, por pressão da bancada ruralista e com a complacência dos líderes da base governista.
"O que aconteceu foi um acordo bem orquestrado onde se votou aquilo que interessava. Quando são assuntos imediatos de interesse do governo há todo empenho em se viabilizar a votação das matérias, mas quando há um tema ambiental que trata das mudanças climáticas, para o governo e seus representantes aqui dentro, o assunto deixa de ser importante", protestou o líder do PV, deputado Edson Duarte.
O PL 18/07, do deputado Sarney Filho (PV-MA), é o principal, ao qual está apensada, entre outras, a proposta do governo (PL 3535/08), que institui a Política Nacional de Mudanças Climáticas. O PL 18 estabelece, entre outros pontos, a obrigatoriedade da adoção de medidas, por parte do Poder Público, objetivando a redução das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa, além de providências que propiciem economia de energia. Também está aprensado, o PL 2056/07, de autoria de Edson Duarte, que torna obrigatória a compensação pela emissão e consumo de carbono.
Os verdes protestaram e tentaram de todas as formas manter a votação, no entanto, a maior parte dos líderes foi favorável a quebra do acordo. "É meio ambiente, é de todos, acaba não sendo de ninguém quando há interesse eleitoral e eleitoreiro", criticou Edson Duarte.
Como os projetos não foram aprovados, Sarney Filho cobrou do Plenário o compromisso de se pautar a matéria na próxima terça-feira, 27. "Nós gostaríamos de ouvir dos líderes dos partidos, para que fique gravado e a sociedade tome conhecimento, a vontade, o desejo e o compromisso de votarem este projeto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário