quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Universidade Estadual do Rio das Contas. Nós merecemos esse presente!


Como parte das comemorações pelos 112 de Jequié, o Partido Verde e parceiros, promove campanha pela implantação da Universidade Estadual do Rio das Contas – UERC.

Jequié e Território do Médio Rio das Contas, com 37 municípios, têm proporcionado um grande desenvolvimento para região Sudeste. Em todas as áreas o crescimento é inegável. Por isso o campo educacional precisa acompanhar tal evolução.
Para tanto, toda população de Jequié e cidades do entorno estão juntas na campanha pelo desmembramento do Campus UESB de Jequié para a implantação da nova universidade – Universidade Estadual do Rio das Contas, a UNERC – que terá como resultado imediato o fortalecimento da região Sudeste, a partir do inadiável crescimento do Ensino Superior.
A criação de uma Universidade independente na Cidade de Jequié só trará crescimento, principalmente pelo volume dos trabalhos já existentes e prestados à comunidade local e da região, que conta com 37 municípios.A UNERC já nasce dispondo de 9 cursos – Educação Física, Pedagogia, Fisioterapia, Matemática com Enfoque em Informática, Odontologia, Bacharelado em Química, Sistemas de Informação, Farmácia e Enfermagem.
Com a implantação da Universidade será possível a expansão de forma mais efetiva de novos cursos, tanto em nível de graduação como pós-graduação, além do crescimento do número de projetos de extensão e de pesquisas, que trarão um aumento mais significativo de serviços oferecidos à comunidade.
A nova Universidade propiciará um aumento de vagas a serem oferecidas e conseqüentemente um melhor atendimento às demandas regionais. Para se ter uma idéia do tamanho do público que Jequié atende, a UESB, no vestibular de 2005, apresentou o seguinte quadro: 5.762 candidatos concorreram para ocupar 510 vagas de cursos existentes somente no Campus de Jequié; em 2006 foram inscritos 5.628 candidatos para um total de 540 vagas; em 2007, entretanto, foram inscritos 5.281 candidatos para ocupar 580 vagas, segundo dados da própria instituição.
Isso demonstra a grande demanda da região Sudeste. O crescimento do número de inscritos para o Campus de Jequié é a maior prova de que a UNERC surge para atender o processo natural de expansão da cidade e dos 37 municípios do seu entorno.É preciso ainda destacar todo ciclo econômico que será alavancado com o aumento do setor imobiliário, gastronômico, transporte e lazer, além das atividades ligadas à educação. No campo de serviços e emprego a UNERC será implantada absorvendo todos os recursos humanos já pertencentes a UESB e o crescimento, com o surgimento de novos cursos e a avalanche que isso envolve, ampliará as vagas de emprego direto e indireto.Por todos os benefícios que a implantação da Universidade Estadual do Rio das Contas é preciso que toda população de Jequié e região estejam unidos nesta campanha que abrirá novos caminhos para o desenvolvimento educacional da Região Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário